domingo, 4 de março de 2012

Hina-Matsuri ひな祭り

三月三日   San-gatsu Mik-ka (3 de Março)

A 3 de Março realiza-se o Hina-Matsuri (Festa dos Bonecos).  As famílias que têm filhas expõem um conjunto de bonecos especiais para esta festa e arranjos de flores de pessegueiro.

雛祭り   Hina-matsuri (Festa dos bonecos)
A festa original, mencionada em O Conto de Genji, escrito no principio do século XI, destinava-se a proteger as pessoas do mal.  Cada pessoa fazia a sua própria estátua ou boneco, escrevia nele o seu nome, e punha-o a flutuar pela corrente abaixo esperando que a sina do mal desaparecesse juntamente com a estátua.
流し雛   Nagashi-bina (bonecos levados pela corrente)
Presentemente, o costume original de há mil anos mantém-se apenas em partes limitadas do Japão, designando-se por nagashi-bina.  Um par de bonecos de papel são colocadas num pequeno barco feito de palha, juntamente com flores de pessegueiro e bolos de arroz, e postos a flutuar no rio para levarem o mal com eles.
雛人形   Hina-ningyou (bonecos para a Festa)
Em meados do Período Edo (1603-1867) as pessoas passaram a fazer bonecos bastante trabalhados, que expunham dentro de casa em degraus especiais forrados de feltro vermelho, como acontece ainda hoje em dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário